domingo, 29 de janeiro de 2012

Coração mata aproximadamente 14 pessoas por minuto

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o coração mata aproximadamente sete milhões de pessoas ao ano. Esse dado é assustador, pois revela que as doenças do coração são a primeira causa de óbito do planeta. Dados apontam que até 2030, as doenças cardiovasculares terão feito mais de 147 milhões de vítimas fatais.
Há sinais que apontam a possibilidade de doença cardiovascular, tais como: dor no peito, dor no tórax, palpitações, falta de ar, inchaço nas pernas e até muitas vezes a pessoa pode até não ter sintoma nenhum. Isso é até mais preocupante.
A visita regular ao cardiologista é fundamental para que, através de uma história, exame físico, exames de sangue, eletrocardiograma, ecocardiograma e outros exames, caso sejam necessários, se possa fazer uma avaliação preventiva e com isso verificar alterações assintomáticas, evitando- se dessa forma riscos futuros.
Ressaltemos a importância do ecocardiograma que é um exame não invasivo, capaz de fazer uma avalição anatômica e funcional do coração. Traz informações como tamanho do coração, espessura das paredes, volume e contratilidade cardíaca. Funciona com um transdutor de ultrassom que, colocado no tórax, permite avaliar doenças congênitas, a estrutura das válvulas do coração e problemas coronários. É também um exame rápido: dura em média 20 minutos.

Fonte:
Coração mata cerca de 14 pessoas por minuto. Disponível em:
http://runnersworld.abril.com.br/noticias/coracao-mata-cerca-14-pessoas-minuto-211011_p.shtml. Acesso em: 29 de jan. 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário