domingo, 5 de fevereiro de 2012

Síndome do Coração Partido

A síndrome do coração partido é uma doença que simula um Infarto do Miocárdio (ataque cardíaco), caracterizada por dor no peito, ocorrendo depois de uma situação de forte estresse emocional.

A síndrome do “coração partido” atinge principalmente mulheres, com histórico de forte estresse físico ou emocional.

Os primeiros relatos da síndrome do “coração partido” surgiram no Japão no início dos anos 90. Em 2001, o primeiro estudo com 88 pacientes foi divulgado na revista do Colégio Americano de Cardiologia e, após essa primeira publicação, novos casos foram relatados em países do Ocidente. Conhecida cientificamente como acinesia apical transitória, a síndrome do “coração partido” foi batizada pelos japoneses de síndrome de Tako-tsubo, ou síndrome da Armadilha de Polvo, porque suas imagens no cateterismo cardíaco assemelham-se às armadilhas usadas pelos pescadores para apanhar polvos. Aqui no Brasil, vários casos já foram diagnosticados.
Os sintomas simulam um infarto agudo do miocárdio, com dor no peito menos intensa que o habitual, com alterações no eletrocardiograma e nas enzimas cardíacas (dosadas no sangue). O ecocardiograma e o cateterismo selam o diagnóstico, já que as artérias do coração apresentam-se sempre normais, sem obstruções. A causa que leva a este quadro ainda não está bem esclarecida, mas várias teorias apontam para a liberação de hormônios tais como: adrenalina e noradrenalina, nos casos de estresse, que atuariam sobre a inervação da ponta do coração, impedindo sua contração. Apesar de ainda existirem várias controvérsias a respeito das causas, há consenso que após a fase aguda, a recuperação do coração é espontânea e total, não deixando seqüelas, e não se tem notícia de repetição do quadro. A dúvida dos cientistas é saber se o coração feminino é realmente mais sensível que o do homem e se "quebra" com mais facilidade em caso de fortes emoções.


Fonte:

Bozza, A. A síndrome do coração partido. Disponível em http://www.incl.rj.saude.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário