sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

A maçã pode prolongar a vida

Cientistas relatam a primeira evidência de que o consumo de uma substância antioxidante encontrada nas maçãs aumenta em 10% o tempo de vida dos animais de teste. Os novos resultados concluem que os antioxidantes da maçã combatem as substâncias nocivas geradas no corpo, denominadas de radicais livres, causadoras das alterações indesejáveis que se acredita estarem envolvidas no processo do envelhecimento e em algumas doenças. As substâncias conhecidas como antioxidantes podem combater esse dano.
Frutas e hortaliças na dieta, especialmente alimentos coloridos como tomate, brócolis e as maçãs são excelentes fontes de antioxidantes. Estudo anterior, realizado com outros animais, sugeriu que um antioxidante da maçã poderia estender o tempo médio de vida.
Os pesquisadores descobriram que os polifenóis da maçã não apenas prolongaram a média de vida dos animais testados, mas ajudaram a preservar a capacidade de caminhar, subir e se deslocar. Além disso, os polifenóis da maçã reverteram os níveis de várias substâncias bioquímicas encontradas, que foram utilizadas como referência para deterioração associadas ao envelhecimento.
Os pesquisadores observam que os resultados confirmam as conclusões de outros estudos, inclusive um em que as mulheres que comiam maçãs regularmente apresentavam uma redução 13-22% do risco de doença cardíaca, e reforçam imagem da maçã como um alimento saudável.

Fonte:

Maçã ajuda a viver mais. Disponível em: http://www.socesp.org.br/Acesso em: 30 de dez.2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário