quarta-feira, 21 de março de 2012

O Coração e sua importância

O que é o coração?

O coração é um órgão oco, que tem o tamanho aproximado de um punho fechado, cujas paredes são músculos que que formam as paredes externas. O seu interior está dividido em quatro câmaras, duas superiores, os átrios direito(AD) e átrio esquerdo(AE), e as inferiores, os ventrículos direito(VD) e esquerdo(VE). Para evitar que o sangue volte temos as válvulas que direcionam o sangue numa única direção, de cima para baixo, a Mitral entre o AE e o VE e a Tricúspide entre o AD e VD.

Como é o seu funcionamento ?


Ele funciona com energia própria, originada num lugar chamado Nó Sinusal (gerador), que emite impulsos elétricos regularmente do átrio para os ventrículos, fazendo com que as câmaras se contraiam impulsionando o sangue oxigenado e nutrientes, além de vários outros elementos de defesa para evitar infecções e de coagulação para evitar hemorragias.

Qual a sua importância?


Manter a irrigação sanguínea regular para o corpo, pois também disso depende o bom funcionamento dos demais órgãos.

Quais as funções do coração?


A sua irrigação é feita pelas artérias coronárias, que tem a forma de galhos e envolvem o coração por fora, como uma coroa (por isso se chamam coronárias).

O que são doenças cardíacas coronárias e como prevenir?


As doenças que o acometem, atrapalhando ou impedindo seu funcionamento: infecciosas, degenerativas, congênitas ou genéticas. Muitas delas são descobertas numa simples consulta cardiológica com eletrocardiograma. Lembro que atualmente temos exames complementares muito eficientes. A prevenção depende de uma competente avaliação cardiológica para corrigir os fatores de risco causadores de muitas cardiopatias



Como é sua nutrição ?

A nutrição vem da sua irrigação sanguínea pelas artérias coronárias, que tem a forma de galhos e envolvem o coração por fora, como uma coroa (por isso se chamam coronárias).



Quais as funções do coração?


Bombear o sangue para todo o corpo,mantendo todos os outros órgãos saudáveis.

Como manter o coração saudável?

Para evitar um primeiro ataque cardíaco ou um derrame, a avaliação de risco cardiovascular deve ser iniciar aos 20 anos de idade - isto é o que prega a American Heart Association em suas novas "Diretrizes para a Prevenção Primária de Doenças Cardiovasculares e Acidente Vascular Cerebral

Fonte:

Ghorayeb, N.O que é coração? Disponível em: http://www.cardioesporte.com.br>Acesso em 21 de mar. 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário