domingo, 29 de janeiro de 2012

Coração mata aproximadamente 14 pessoas por minuto

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o coração mata aproximadamente sete milhões de pessoas ao ano. Esse dado é assustador, pois revela que as doenças do coração são a primeira causa de óbito do planeta. Dados apontam que até 2030, as doenças cardiovasculares terão feito mais de 147 milhões de vítimas fatais.
Há sinais que apontam a possibilidade de doença cardiovascular, tais como: dor no peito, dor no tórax, palpitações, falta de ar, inchaço nas pernas e até muitas vezes a pessoa pode até não ter sintoma nenhum. Isso é até mais preocupante.
A visita regular ao cardiologista é fundamental para que, através de uma história, exame físico, exames de sangue, eletrocardiograma, ecocardiograma e outros exames, caso sejam necessários, se possa fazer uma avaliação preventiva e com isso verificar alterações assintomáticas, evitando- se dessa forma riscos futuros.
Ressaltemos a importância do ecocardiograma que é um exame não invasivo, capaz de fazer uma avalição anatômica e funcional do coração. Traz informações como tamanho do coração, espessura das paredes, volume e contratilidade cardíaca. Funciona com um transdutor de ultrassom que, colocado no tórax, permite avaliar doenças congênitas, a estrutura das válvulas do coração e problemas coronários. É também um exame rápido: dura em média 20 minutos.

Fonte:
Coração mata cerca de 14 pessoas por minuto. Disponível em:
http://runnersworld.abril.com.br/noticias/coracao-mata-cerca-14-pessoas-minuto-211011_p.shtml. Acesso em: 29 de jan. 2012

domingo, 22 de janeiro de 2012

A linhaça faz bem ao coração

A linhaça é um alimento com propriedades funcionais que tem demonstrado cada vez mais a sua eficácia na manutenção da saúde cardiovascular. A semente da linhaça dourada(que é cultivada de forma orgânica), tem-se destacado por apresentar várias evidências científicas acerca de seus benefícios para a saúde. Pesquisadores concluem que a linhaça dourada reduz o risco das doenças cardiovasculares, principalmente por diminuir os níveis de LDL-colesterol(colesterol ruim,que entope as artérias), colesterol total e marcadores da inflamação, como a proteína C reativa(marcador sanguíneo cujo valor elevado está associado às doenças cardiovasculares). Estudos científicos atestam que para ser totalmente aproveitada pelo organismo, a semente da linhaça dourada deve ser consumida preferencialmente triturada, como farinha. Para atingir os benefícios do alimento são necessárias duas colheres de sopa por dia que podem ser adicionadas a saladas de frutas, sorvetes, mingaus, iogurtes ou vitaminas.(1)

Fonte:
1-Consumo de farinha de linhaça faz bem para o coração. Disponível em : http://www.revistavigor.com.br/2008/10/27/consumo-de-farinha-de-linhaca-faz-bem-para-o-coracao/Acesso em 22 de jan 2012.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Álcool e Coração

Há evidências científicas de que o consumo leve a moderado de álcool protege as artérias do coração, diminuindo em 30 a 50% a incidência de entupimento nas artérias. Acredita-se que o benefício seja em decorrência do aumento do HDL(bom colesterol), além dos efeitos antioxidante e anti-inflamatório, sobretudo do vinho tinto(rico em resveratrol).É essa a tese que explica um famoso paradoxo observado na França, país de elevado consumo de gordura, mas de baixo índice de doença nas artérias coronárias(Angina e Infarto) explicado pelo possível efeito protetor do vinho, muito consumido pelos franceses. Por outro lado o consumo excessivo pode levar a alterações no músculo cardíaco(aumento do coração), além de elevação da pressão arterial e outros problemas como o Acidente Vascular Encefálico(derrame).

Embora diversos estudos apontem para uma relação inversa entre o consumo moderado de álcool e o risco de ataque cardíaco, este hábito não deve ser estimulado como uma medida de prevenção cardiovascular, tendo em vista o risco de alcoolismo.

Fonte:

Álcool e coração:aliados ou inimigos? Disponível em http://www.portaldocoracao.com.br